Fiat 124 Spider Forum banner

CarPlay, cartão SD e Navi-World... Cartão Mazda?

6.3K views 14 replies 7 participants last post by  tedkaras  
#1 ·
Olá a todos - ainda estou tentando descobrir como fazer meu SatNav funcionar novamente após a atualização do CarPlay. Decidi experimentar um da Navi-World e estou surpreso que, depois de trabalhar com eles por e-mail, eles estejam sugerindo que eu pegue o cartão SD da Mazda e não o Fiat. Para aqueles de vocês que também têm um cartão da Navi-World - você pode confirmar se isso funciona? Obrigado

#2 ·
Olá a todos - ainda estou tentando descobrir como fazer meu SatNav funcionar novamente após a atualização do CarPlay. Decidi experimentar um da Navi-World e estou surpreso que, depois de trabalhar com eles por e-mail, eles estejam sugerindo que eu pegue o cartão SD Mazda e não o Fiat. Para aqueles de vocês que também têm um cartão da Navi-World - vocês podem confirmar se isso funciona? Obrigado
Agora eles dizem que o cartão Fiat é usado porque o ajuste está instalado. Curioso, no entanto - alguém tem alguma experiência com um cartão Mazda? :)

#3 ·
Se você pesquisar em todos os tópicos postados aqui que discutem os cartões de navegação, lembro-me de pelo menos um deles em que um membro observou que havia comprado um cartão Mazda e ele não funcionou em seu veículo. Isso era de se esperar, e a razão é realmente muito simples:

Os cartões estão vinculados ao VIN do seu veículo. Cada fabricante de veículos tem uma sequência ou intervalo alfa-numérico VIN exclusivo. Portanto, um VIN que está eletronicamente registrado em um veículo FIAT não se encaixa na faixa daqueles usados para veículos Mazda... e vice-versa. Portanto, um cartão Mazda nunca funcionará em um veículo Fiat. Nem um cartão Fiat funcionará em um veículo Mazda.

A última resposta da NaviWorld para você é a resposta correta. Mesmo sem que o patch tenha sido aplicado (para restabelecer a marca no sistema de infoentretenimento), um cartão Mazda nunca, jamais funcionaria em seu Spider.

• Like
Reactions: tedkaras
#4 ·
Melhor solução. Conecte seu telefone e use o WAZE. É um aplicativo de navegação brilhante.

#5 ·
Melhor solução. Ligue o seu telemóvel e use o WAZE. É uma aplicação de navegação brilhante.
É uma aplicação aceitável, MAS...

Neste caso, o OP gosta da sua navegação OEM e quer continuar a poder usá-la. Sugerir que ele use uma aplicação para smartphone não o ajuda, e tenho quase a certeza de que ele sabe que poderia estar a usar uma aplicação para smartphone porque ele fez as atualizações de hardware e firmware para o seu Spider para suportar CP e AA.

• Like
Reactions: CXXIV and tedkaras
#6 · (Edited)
Sim, muito, muito, (eu disse muito?) desapontado com 124 Spider UK - Home - Eles fizeram um ótimo trabalho com a instalação do CarPlay - mas teria apreciado que me informassem que o cartão SD do SatNav não funcionaria após a instalação - ou que existe a possibilidade de que não funcionasse... Então, agora comprei um cartão da Navi-World Home e os cartões SD (ótimo preço!) do link acima. Espero obter o download da NaviWorld no dia seguinte ou assim - e realmente espero que isso funcione. Sim, eu gosto do CarPlay - mas sinto que não quero usar meu telefone para todas as viagens - então gostaria que o SatNav no carro funcionasse novamente (eu expressei minha decepção com 124spider.uk?) ... De qualquer forma, só quero compartilhar minha experiência e aprecio todo o conhecimento e apoio aqui... Quero compartilhar para ver se outros podem se beneficiar e estou feliz em responder a quaisquer perguntas sobre minha jornada. :)

#7 ·
Olá @tedkaras Li seus outros posts e vi a captura de tela abaixo mostrando o Apple CarPlay, que também mostra "Cartão SD inválido"...
Image

Eu me pergunto se talvez seja o próprio leitor de cartão SD que está com defeito, mesmo sendo novo? O cartão SD é usado apenas para navegação, e a sugestão de @CDPond de fazer uma cópia clone em um novo cartão SD deve ajudar a provar isso de uma forma ou de outra. Você comprou o carro novo e comprou o cartão SD "original" você mesmo no eBay/Amazon, ou comprou o carro usado, com cartão SD fornecido, mas de procedência desconhecida?

Até onde eu sei, a instalação do novo firmware v70 com o patch ID7 necessário e a personalização Abarth funcionou, já que você tem o ícone Abarth. Eu mesmo fiz a instalação no meu Fiat Spider e observei que para o Android Auto, ainda tenho um ícone da Mazda, mas com uma tela de inicialização da Fiat (e muito ocasionalmente vejo o início de uma tela de inicialização da Mazda). Mas nunca tive problemas com a navegação não funcionando desde então.

Eu não estou muito longe de você e poderia ajudar a solucionar o problema se você quiser entrar em contato por mensagem?

• Like
Reactions: tedkaras and CDPond
#8 · (Edited)
Olá @tedkaras Li as suas outras publicações e vi a captura de ecrã abaixo a mostrar o Apple CarPlay, que também mostra "Cartão SD inválido"... View attachment 101038
Pergunto-me se talvez seja o próprio leitor de cartões SD que está com defeito, mesmo sendo novo? O cartão SD só é usado para a navegação, e a sugestão de @CDPond para fazer uma cópia clone para um novo cartão SD deve ajudar a provar isso de uma forma ou de outra. Comprou o carro novo e comprou o cartão SD "original" você mesmo no eBay/Amazon, ou comprou o carro usado, com cartão SD fornecido, mas de proveniência desconhecida?

A meu ver, a instalação do novo firmware v70 com o patch ID7 necessário e a personalização Abarth funcionou, uma vez que tem o ícone Abarth. Eu fiz a instalação no meu Fiat Spider e note que para o Android Auto, ainda tenho um ícone Mazda, mas com um ecrã de inicialização Fiat (e muito ocasionalmente vejo o início de um ecrã de inicialização Mazda). Mas nunca tive problemas com a navegação a não funcionar desde então.

Não estou muito longe de si e poderia ajudar a solucionar o problema se quiser entrar em contato por mensagem?
Obrigado pela sua resposta! Eu também estava a pensar que o leitor de cartões SD pode estar com defeito e o instalador 124 Spider UK - Home acredita que, como está a dar um erro, é o cartão……. Em qualquer caso, tentei copiar o cartão e experimentar um diferente…. Mesmo resultado.

Parte da atualização do CarPlay é a substituição do leitor de cartões SD e da porta USB. O leitor de cartões SD foi projetado pela Mazda para detetar cartões defeituosos com mais facilidade, pelo que o problema já existia, você simplesmente não estava tão ciente dele.

A alteração do hardware não resolverá o problema que está a enfrentar e, como a Navegação carrega, mostra que o hardware não está com defeito.”

Eu comprei https://www.amazon.co.uk/dp/B08GY9575R?ref=ppx_yo2ov_dt_b_product_details&th=1 estes cartões de 32g e agora recebi uma resposta de Home com o ficheiro zip. Entrei numa pequena batalha de e-mail que me surpreendeu, pois eles enviaram-me o cartão Mazda Europe 2023 Mazda Connect BJM766EZ1W e não o que eu encomendei - o cartão fiat spider Europe 2023 Fiat 124 Spider NA4N66EZ1A

Eles disseram-me que eu deveria ignorar o ficheiro que mostra que é um cartão Mazda, pois “
É exatamente o que você encomendou.
Este ficheiro txt não significa nada. Você pode alterar todo o texto lá.” E eles também gentilmente me informaram que “Eu não acho que você possa me ouvir. Seu pedido foi concluído corretamente, siga as instruções e execute conforme escrito nas instruções. Este é o Fiat. Tudo foi feito corretamente. Não há necessidade de abrir ficheiros de texto e ler o que você não precisa. Sabemos perfeitamente o que fazemos e como, e fizemos tudo certo para o seu carro. Este ficheiro de texto não afeta nada. Você agora está apenas a perder o seu tempo e o nosso.”

Então, o e-mail que recebi com o ficheiro zip intitulado “Navegação Mazda” tinha as seguintes instruções:
Olá

Se você tiver um cartão SD de navegação e as suas atualizações gratuitas expiradas tiverem sido redefinidas:
1) Desinstale o Mazda Toolbox. Exclua todos os ficheiros relacionados ao Mazda Toolbox. (se instalado antes)
2) Baixe e instale a versão mais recente do Mazda Toolbox
JCI Mazda
3) Exclua todos os ficheiros da pasta License no seu cartão SD
4) Copie os ficheiros que eu lhe enviei para uma pasta License no seu cartão SD
5) Use o cartão SD com o Mazda toolbox para baixar a atualização mais recente
6) Conecte o cartão na ranhura do cartão SD no seu Mazda
7) Divirta-se!

Se um novo cartão SD de navegação foi criado para o seu veículo:
1) Use um cartão SD em branco de 16 GB - Formate-o - FAT 32
2) Descompacte o arquivo anexado no cartão SD
deve ter a seguinte aparência
x:\content
x:\license
3) Baixe e instale a versão mais recente do Mazda Toolbox
Windows https://www.naviextras.com/to/MazdaToolboxWIN
MacOS https://www.naviextras.com/to/MazdaToolboxOSX
4) Use o cartão SD com o Mazda toolbox para baixar a atualização mais recente
5) Conecte o cartão na ranhura do cartão SD no seu Mazda
6) Divirta-se!

7) ficaremos muito gratos se você enviar algumas fotos da navegação em execução no seu carro :)

ps. nunca use os seus antigos ficheiros do cartão SD com o Mazda toolbox.
ps2. Não use MacOS. Use Windows.
ps3. Não use cartões SD de alta velocidade/ultra para câmeras DSLR. Use cartões sandisk baratos de 8-32gb ps4. O controle deslizante deve estar na posição de desbloqueio.
ps5. ficaremos muito gratos se você enviar algumas fotos da navegação em execução no seu carro :)

Eles também gentilmente me disseram que “É exatamente o que combinamos. Navegação Fiat.” Quando questionado sobre o envio do código fiat…

De qualquer forma - estou tão cansado e frustrado com o que deveria ter sido uma experiência agradável ao obter o CarPlay…. Que desastre completo…

Vou tentar os dados/cartão no fim de semana quando tiver algum tempo…. Espero que funcione!!

Obrigado pela oferta de ajuda e avisarei o que acontece!

Muitos agradecimentos
-= TedK

#9 ·
Bem, basta seguir as instruções deles e ver como isso acontece. Espero que algumas pessoas do fórum que compraram o mesmo pacote possam comentar, em relação ao aplicativo de caixa de ferramentas que usaram. Talvez a NaviWorld tenha configurado apenas um aplicativo e ele funcione para atualizar os cartões Fiat e Mazda que eles vendem, pois está rodando em seu sistema e não se conectando ao site da NaviExtras. É possível. E sim, isso tem sido um pouco de luta para você. Espero que seja resolvido em breve.

• Like
Reactions: tedkaras
#10 ·
Longa viagem, lamento ouvir. Mas há uma esperança aqui. Se o cartão SD puder ser reconhecido pela caixa de ferramentas da Mazda, isso significaria que as atualizações podem continuar via NaviWorld após 31 de dezembro. (Supondo que a NaviWorld continue recebendo os novos dados das atualizações da Mazda). Estarei acompanhando atentamente aqui. Boa sorte!

• Like
Reactions: CDPond and tedkaras
#12 ·
Embora me tenham dito que deveria funcionar com a caixa de ferramentas da Mazda - para mim não funciona. Consegui baixar/atualizar os mapas com a caixa de ferramentas da Fiat..... agora, quando coloco no carro - não aparece - recebo um pouco da bússola - depois cartão sd inserido...e alguns segundos de navegação..... vou levá-lo para um longo passeio mais tarde e ver se se resolve.....

#13 ·
Embora me tenham dito que deveria funcionar com a caixa de ferramentas da Mazda - para mim não funciona. Consegui baixar/atualizar os mapas com a caixa de ferramentas da Fiat..... agora, quando coloco no carro - não aparece - recebo a bússola um pouco - depois o cartão SD inserido...e alguns segundos de navegação..... vou levá-lo para um longo passeio mais tarde e ver se ele se resolve.....
Limpe bem os contatos do cartão SD com um cotonete. E certifique-se de que a aba do cartão SD está na posição "desbloqueado".

#14 ·
Sim, tudo limpo.

Então. Agora continuo a receber a mensagem cartão sd inserido. Depois a bússola. Depois carregando a navegação…. Cartão sd inserido…. Então. O sistema de navegação funciona um pouco e o ciclo começa de novo e de novo e de novo…

Attachments

#15 · (Edited)
Apenas como acompanhamento, caso haja algum interesse. Stuart, da 124spider.uk, foi gentil o suficiente para instalar outro hub de cartão SD para ver se esse era o problema. Ele acredita que são os cartões SD.... Mesmo depois disso e de tentar uma combinação de cerca de 7 cartões SD diferentes, ainda tenho o mesmo problema. Também entrei em contato com a Navi-world.com e eles foram pouco prestativos. Uma pena, na verdade - seria ótimo se o NAV fosse confiável como era antes de ter o CarPlay instalado. Prefiro não conectar o telefone com o CarPlay para viagens curtas. Começarei a procurar adaptadores sem fio para carplay como Carlinkit e Ottocast.

Atualização de nov '24. Comprei um novo cartão do ebay - mesmo problema - apenas recarregando o NAV a cada poucos minutos...... parece que não são os cartões/cópias de alguma forma e não tenho ideia do que mais verificar.