Caros amigos,
Então, após um longo armazenamento de ~3 meses, tentei ligar o spider, mas ele não pegou, exibindo o conhecido (agora também para mim!) problema de drenagem de óleo do tijolo multiair. Tentei dar a partida, parecia que o motor de arranque estava girando sem compressão, várias tentativas, um amigo pressionando e injetando óleo na válvula sob a tampa do óleo. Tirei o fusível da bomba de combustível após as primeiras 10 tentativas, mas não antes disso. No entanto, sem compressão, continuei dando a partida. Após 30-40 tentativas, o som não mudava e a bateria estava começando a descarregar. É aqui que as coisas incomuns começam.
Tentei mais uma vez, então a rotação do motor de arranque começa a diminuir cada vez mais, até que ele não girasse mais. Sintoma de bateria acabando. Hora de uma bateria recém-carregada para continuar dando a partida até que ela gire. Ou assim eu pensei.
Bateria recém-carregada ligada, painel ligado, pressionar a embreagem, motor de arranque acende em verde, empurrar. Um único som de clique como 'clang', o motor de arranque não girava. O painel RESETA e me corta. Toda vez que tentei desde então, a mesma coisa acontece. O motor de arranque não engata de forma alguma. Além disso, quando o painel está ligado, a MIL (luz de verificação do motor) acende, pisca por 10 segundos e depois permanece acesa. De acordo com o manual, isso indica que o sistema OBD-II está 'não pronto', mas não deve afetar a capacidade do carro de dar a partida pelo menos girar. Acredito que isso se deve à bateria descarregada e substituída e é irrelevante para o motor não dar a partida.
Mais peculiar ainda, não há mensagens de aviso no visor sob os aplicativos do menu, onde a MIL deve aparecer. É como se fossem e viessem e rapidamente 'se apagassem'. Eu vi uma vez, mas desapareceu quando cliquei no botão. Parece-me que é algo mecânico ou um sensor detectando algo estranho e não permitindo que o motor de arranque entre em ação. Caso contrário, um motor de arranque com defeito, mas isso foi fácil se ele queimou após 40 tentativas - também fiz algumas pausas. Há um ligeiro excesso de óleo resultante do enchimento com óleo, mas duvido que seja o que causa o problema, a menos que seja um sensor de nível de óleo dizendo à ECU para não agir. Havia algo sobre um procedimento de reinicialização após uma troca de bateria (que eu não realizei), mas não consigo encontrá-lo. Também tentei uma segunda bateria (lítio) que estava totalmente carregada, mas não fez diferença. Conexões elétricas verificadas, booster (outro carro) também conectado. Nada.
Quaisquer sugestões seriam muito apreciadas. Estou no escuro aqui.
Obrigado antecipadamente,
T
Então, após um longo armazenamento de ~3 meses, tentei ligar o spider, mas ele não pegou, exibindo o conhecido (agora também para mim!) problema de drenagem de óleo do tijolo multiair. Tentei dar a partida, parecia que o motor de arranque estava girando sem compressão, várias tentativas, um amigo pressionando e injetando óleo na válvula sob a tampa do óleo. Tirei o fusível da bomba de combustível após as primeiras 10 tentativas, mas não antes disso. No entanto, sem compressão, continuei dando a partida. Após 30-40 tentativas, o som não mudava e a bateria estava começando a descarregar. É aqui que as coisas incomuns começam.
Tentei mais uma vez, então a rotação do motor de arranque começa a diminuir cada vez mais, até que ele não girasse mais. Sintoma de bateria acabando. Hora de uma bateria recém-carregada para continuar dando a partida até que ela gire. Ou assim eu pensei.
Bateria recém-carregada ligada, painel ligado, pressionar a embreagem, motor de arranque acende em verde, empurrar. Um único som de clique como 'clang', o motor de arranque não girava. O painel RESETA e me corta. Toda vez que tentei desde então, a mesma coisa acontece. O motor de arranque não engata de forma alguma. Além disso, quando o painel está ligado, a MIL (luz de verificação do motor) acende, pisca por 10 segundos e depois permanece acesa. De acordo com o manual, isso indica que o sistema OBD-II está 'não pronto', mas não deve afetar a capacidade do carro de dar a partida pelo menos girar. Acredito que isso se deve à bateria descarregada e substituída e é irrelevante para o motor não dar a partida.
Mais peculiar ainda, não há mensagens de aviso no visor sob os aplicativos do menu, onde a MIL deve aparecer. É como se fossem e viessem e rapidamente 'se apagassem'. Eu vi uma vez, mas desapareceu quando cliquei no botão. Parece-me que é algo mecânico ou um sensor detectando algo estranho e não permitindo que o motor de arranque entre em ação. Caso contrário, um motor de arranque com defeito, mas isso foi fácil se ele queimou após 40 tentativas - também fiz algumas pausas. Há um ligeiro excesso de óleo resultante do enchimento com óleo, mas duvido que seja o que causa o problema, a menos que seja um sensor de nível de óleo dizendo à ECU para não agir. Havia algo sobre um procedimento de reinicialização após uma troca de bateria (que eu não realizei), mas não consigo encontrá-lo. Também tentei uma segunda bateria (lítio) que estava totalmente carregada, mas não fez diferença. Conexões elétricas verificadas, booster (outro carro) também conectado. Nada.
Quaisquer sugestões seriam muito apreciadas. Estou no escuro aqui.
Obrigado antecipadamente,
T