Fiat 124 Spider Forum banner

Pensamentos sobre a barra estabilizadora dianteira?

7.8K views 12 replies 7 participants last post by  The Chin  
#1 ·
Bon Giorno a todos,

Espero obter opiniões de pessoas que instalaram uma barra estabilizadora dianteira. Como você descreveria a melhoria no manuseio, tanto para a rua quanto para a pista?
Isso não é para questionar se uma barra estabilizadora dianteira oferece algum benefício no manuseio. Estou apenas esperando quantificar os benefícios/melhorias antes de realizar a instalação bastante complexa.

FWIW, o carro atualmente possui a barra estabilizadora traseira Progress, barras de torre de choque dianteiras e traseiras e coil-overs Öhlins.

Obrigado antecipadamente!

- S

#3 ·
Uma barra dianteira maior causará mais subviragem. Se você estiver com taxas de mola macias (independentemente de serem coilovers de reposição ou não), a roda traseira interna levantará com rolagem suficiente da carroceria e você terá quantidades massivas de sobreviragem. Uma barra traseira piorará isso. Se você estiver experimentando rolagem da carroceria e muita sobreviragem, uma barra dianteira maior ajudará. Aqueles de nós que fazem autocross na classe Street (estoque) usam uma barra dianteira grande para manter a traseira plantada com nossas taxas de mola macias de estoque. Quais são as taxas de mola de seus coilovers?

#4 ·
#5 · (Edited)
Todos nós sabemos que atualizar as barras estabilizadoras geralmente significa melhor manuseio. Você ouve as pessoas dizerem o tempo todo: "Eu coloquei barras estabilizadoras mais robustas e agora meu carro se comporta muito melhor." Então eu vou dizer a mesma coisa. Eu instalei barras estabilizadoras Karcepts na frente e atrás e agora meu carro se comporta muito melhor e faz as curvas de forma mais plana.

Agora, deixe-me quantificar isso para você. Eu corro em uma pista de 0,9 milhas com 13 curvas. As curvas são fechadas, então é fácil obter sobre-esterço/sub-esterço nas curvas. Eu tenho coilovers Ohlins 8/4, pneus Dunlop Direzza III 235/40R17. Em 17 de março de 2019, eu corri uma volta mais rápida de 1:05.677, um recorde pessoal na época. Eu instalei as barras estabilizadoras em 30 de março e no dia seguinte eu estava prestes a cruzar a linha de chegada com um tempo de 1:04.5, mas olhei para o meu tempo de volta projetado e fiquei muito animado e acelerei demais na saída da curva e rodei 30 jardas antes da linha de chegada. O melhor do dia foi 1:05.118, mais de meio segundo mais rápido. Mais tarde, eu ajustei as barras estabilizadoras e fiz 1:04.098. Essa é uma diminuição enorme de tempo em relação apenas aos coilovers.

Eu concordo que se você estiver usando coilovers de qualidade, o que você está fazendo, e não estiver fazendo coisas de pista, então você não precisa atualizar as barras estabilizadoras. E com essa barra estabilizadora traseira atualizada, você está arriscando induzir sobre-esterço inesperado em uma situação apertada. Eu não faria isso.

#6 ·
Concordo que se você estiver usando coilovers de qualidade, o que você está fazendo, e não estiver fazendo coisas de pista, então você não precisa atualizar as barras estabilizadoras. E com essa barra estabilizadora traseira atualizada, você está arriscando induzir uma sobreviragem inesperada em uma situação apertada. Eu não faria isso.
Muito obrigado pelos pensamentos.

Eu sou um frequentador regular da pista, que é o principal motivador para considerar a atualização da barra estabilizadora dianteira. A barra estabilizadora traseira já foi atualizada (embora o proprietário da pista tenha chamado a barra Progressive que eu tenho instalada de brinquedo =) ), então você está sugerindo reverter isso? Ou que a atualização traseira realmente deve ser acompanhada por uma atualização da barra dianteira?

Mais uma vez, obrigado,

- S

#11 ·
Existem classes de corrida onde só nos é permitido UMA atualização da barra estabilizadora, então fazemos essa barra. Mas fazemos outras coisas para corrigir a subviragem que resulta com apenas uma barra dianteira atualizada. Para SCCA CS no nosso Miata 2019, isso significa batentes traseiros HARD Penske e amortecedores traseiros totalmente rígidos para equilibrar a barra dianteira. Podemos fazer funcionar, mas a menos que esteja preso a regras que o limitem a uma barra, é uma MÁ IDEIA. Infelizmente, porque os carros em classes limitadas a apenas uma atualização de barra podem ser tornados rápidos, tornou-se um pensamento de grupo na Internet que uma atualização de barra é uma boa ideia. O vídeo abaixo sou eu liderando o SCCA CS em nosso 2019, barra dianteira KARCEPTs atualizada, amortecedores Koni Sport com traseira totalmente rígida e nossos batentes traseiros mais rígidos Penske. Funciona, mas esse é um compromisso que não gostamos e fazemos apenas porque é o melhor que podemos fazer com as regras da classe SCCA Street.

Nosso Fiat 124 tem nossas barras Karcepts DIANTEIRAS E TRASEIRAS. E nossos Coilover Ohlins com molas Swift atualizadas. Este carro corre em SSM e outras classes que permitem coilover e a atualização de barras estabilizadoras dianteiras e traseiras. A sugestão de que ter bons coilover significa que você não atualiza as barras estabilizadoras não é precisa, mas é verdade que preferimos começar com coilover e fazer com que o cliente dirija esse resultado e, em seguida, volte e converse conosco sobre os resultados com coilover ANTES de adicionarmos as barras estabilizadoras. Nosso Fiat com esta configuração é muito mais rápido que nosso ND Miata, principalmente em pistas maiores e mais fluidas como a abaixo:

Image

Com cada carro, queremos adicionar resistência ao rolamento para equilibrar a aderência. Portanto, quanto mais aderência você tiver, mais taxa você precisa nas molas coilover e nas barras estabilizadoras. Hoje estamos na COTA com o SuperLap Battle em nosso Turbo NC e este bad boy tem barra estabilizadora dianteira Rx8 de 32 mm, barra estabilizadora traseira Rx8, molas dianteiras de 13 kg, traseira de 9 kg... e isso ainda não é taxa suficiente para nosso pacote de aderência 17x10, faremos novos coilover e mais taxa para o próximo evento.

Image